quarta-feira, 8 de agosto de 2012

VERDEJAR - A SERRA MISERICÓRDIA CLAMA PELA SUA LUTA


O VERDEJAR é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos de caráter socioambiental e cultura. O grupo é formado por moradores de favelas e bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro que em parceria com ambientalistas que que sentem a necessidade de um trabalho sério e efetivo na última área verde daquela região. Inspirados na figura de um grande exemplo de cidadão carioca - Luiz Poeta, se organizaram e uniram forças para desenvolver ações e projetos de preservação e recuperação ambiental no maçiço da Serra da Misericórdia.
Os integrantes e colaboradores da instituição trabalham há mais de 15 anos na região. Para descrever as centenas de ações realizadas por eles iria ultrapassar o limite desse post e ainda assim não atingiria o seu objetivo, mas é fato que as ações estão voltadas para o desenho de uma sustentabilidade urbana adaptada para os esquecidos do governo nas diferentes escalas, que são as favelas cariocas onde a comunidade é alvo apenas de visita em época eleitoral ou anúncio de uma área de influência da violência. Mas a violência, não é focada apenas na força bruta, no significado da palavra é " algo que viola". E, deste vez a LIGTH (empresa de fornecimento de energia do estado do Rio de Janeiro) foi quem violou o direito de aviso e reconhecimento do trabalho social dos que fazem esse espaço.
 Antes de ontem, dia 06/08 a LIGTH chegou de surpresa com o oficial de justiça para desapropriação da sede da ONG. Vale ressaltar que a área é pública e foi vendida para a empresa estrangeira, que ESTAVA EM NEGOCIAÇÃO com CHEGOU DE SURPRESA COM OFICIAL DE JUSTIÇA PARA DESINTEGRAÇÃO DE POSSE E DEMOLIÇÃO DA SEDE DA INSTITUIÇÃO! O documento de posse do oficial estava com número do endereço errado e não havia tido aviso prévio, ou seja, a forma que estava acontecendo a desapropriação era ilegal. E, mesmo assim a polícia foi chamada para que fosse feita a demolição da sede, a favor dos errados.
Além disso, o que mais chama a atenção é o fato de que  empresa havia tentado a assinatura de um juiz do RJ para aprovar a desapropriação da área, e no documento constava que a área era desocupada, entretanto o juiz negou e informou no processo que iria enviar um fiscal para averiguação. Contudo, a Ligth  manobrou juridicamente e conseguiu a assinatura de uma desembargadora que aprovou a demolição, sem visita prévia para perícia e sem aviso.
Ontem 07/08, coordenadores da VERDEJAR se reuniram com integrantes do governo do estado na Secretaria do Meio Ambiente do RJ e tiveram a notícia que terão acesso ao processo de desintegração de posse da Ligth, especialmente ao relatório que instrumentaliza a justiça a averiguar as citações errôneas de ausência de ocupação do terreno. Sendo assim, acompanhar o processo e entrar com pedidos cabíveis.
Outro importante ganho, foi (finalmente) a criação de um grupo gestor da Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana da Serra da Misericórdia (APARU), criada em 2000 com o objetivo de recuperar o importante remanescente florestal em área urbana.
O Matas Brasileiras irá acompanhar todo o processo que agora se inicia...e, só para lembrar aos seus leitores que a maquiagem verde das empresas é um fato, não se ilude! A energia que move a Ligth é a mesma que move as manobras jurídicas dentro das instituições que deveriam proteger o cidadão!
Essa LUTA é de todos nós..a Serra clama por MISERICÓRDIA e quem SOCORRE é o VERDEJAR!

2 comentários:

  1. Na última sexta-feira, dia 10 de agosto a Ligth chamou para reunião os representantes da VERDEJAR, para esclarecer e ouvir as reivindicações da instituições. Certamente devido a repercussão da demolição na internet. Um dos fatores principais tambem foi devido ao assunto chegar na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, na associação da comunidade, nos organizadores do evento de Agroecologia e com certeza pela divulgação boca-a-boca desse ato arbitrário.
    Veja o vídeo no link e saiba que esse foi só o início de uma nova luta!
    http://www.youtube.com/watch?v=2ZGxWylrE9Q&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  2. Em nova reunião com integrantes da VERDEJAR e representantes da LIGTH, a empresa se comprometeu a analisar outras áreas para implantação da subestação no local, bem como se comprometeu a construir outra sede da instituição no local. Continuaremos de olho, até porque essa nova chamada de reunião foi decorrente da ação de diversas parcerias que a VERDEJAR tem devido ao reconhecimento de seu trabalho super atuante na Serra da Misericórdia.
    CONTINUAREMOS DE OLHO NO APAGÃO VERDE QUE A LIGHT PROMOVEU NA SERRA DA MISERICÓRDIA!

    ResponderExcluir