quarta-feira, 8 de agosto de 2012

VERDEJAR - A SERRA MISERICÓRDIA CLAMA PELA SUA LUTA


O VERDEJAR é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos de caráter socioambiental e cultura. O grupo é formado por moradores de favelas e bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro que em parceria com ambientalistas que que sentem a necessidade de um trabalho sério e efetivo na última área verde daquela região. Inspirados na figura de um grande exemplo de cidadão carioca - Luiz Poeta, se organizaram e uniram forças para desenvolver ações e projetos de preservação e recuperação ambiental no maçiço da Serra da Misericórdia.
Os integrantes e colaboradores da instituição trabalham há mais de 15 anos na região. Para descrever as centenas de ações realizadas por eles iria ultrapassar o limite desse post e ainda assim não atingiria o seu objetivo, mas é fato que as ações estão voltadas para o desenho de uma sustentabilidade urbana adaptada para os esquecidos do governo nas diferentes escalas, que são as favelas cariocas onde a comunidade é alvo apenas de visita em época eleitoral ou anúncio de uma área de influência da violência. Mas a violência, não é focada apenas na força bruta, no significado da palavra é " algo que viola". E, deste vez a LIGTH (empresa de fornecimento de energia do estado do Rio de Janeiro) foi quem violou o direito de aviso e reconhecimento do trabalho social dos que fazem esse espaço.
 Antes de ontem, dia 06/08 a LIGTH chegou de surpresa com o oficial de justiça para desapropriação da sede da ONG. Vale ressaltar que a área é pública e foi vendida para a empresa estrangeira, que ESTAVA EM NEGOCIAÇÃO com CHEGOU DE SURPRESA COM OFICIAL DE JUSTIÇA PARA DESINTEGRAÇÃO DE POSSE E DEMOLIÇÃO DA SEDE DA INSTITUIÇÃO! O documento de posse do oficial estava com número do endereço errado e não havia tido aviso prévio, ou seja, a forma que estava acontecendo a desapropriação era ilegal. E, mesmo assim a polícia foi chamada para que fosse feita a demolição da sede, a favor dos errados.
Além disso, o que mais chama a atenção é o fato de que  empresa havia tentado a assinatura de um juiz do RJ para aprovar a desapropriação da área, e no documento constava que a área era desocupada, entretanto o juiz negou e informou no processo que iria enviar um fiscal para averiguação. Contudo, a Ligth  manobrou juridicamente e conseguiu a assinatura de uma desembargadora que aprovou a demolição, sem visita prévia para perícia e sem aviso.
Ontem 07/08, coordenadores da VERDEJAR se reuniram com integrantes do governo do estado na Secretaria do Meio Ambiente do RJ e tiveram a notícia que terão acesso ao processo de desintegração de posse da Ligth, especialmente ao relatório que instrumentaliza a justiça a averiguar as citações errôneas de ausência de ocupação do terreno. Sendo assim, acompanhar o processo e entrar com pedidos cabíveis.
Outro importante ganho, foi (finalmente) a criação de um grupo gestor da Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana da Serra da Misericórdia (APARU), criada em 2000 com o objetivo de recuperar o importante remanescente florestal em área urbana.
O Matas Brasileiras irá acompanhar todo o processo que agora se inicia...e, só para lembrar aos seus leitores que a maquiagem verde das empresas é um fato, não se ilude! A energia que move a Ligth é a mesma que move as manobras jurídicas dentro das instituições que deveriam proteger o cidadão!
Essa LUTA é de todos nós..a Serra clama por MISERICÓRDIA e quem SOCORRE é o VERDEJAR!